sexta-feira, 29 de março de 2013

A cidade do Salvador, Bahia

Fundada em 1549 por Tomé de Souza, Salvador foi, durante mais de 200 anos, a sede do governo-geral do Brasil. É um dos centros urbanos mais antigos do Brasil. No primeiro século de existência, sua vida girou em trono da exportação do açúcar, pois as plantações de cana se haviam expandido ao longo dos rios que deságuam na baía de Todos os Santos.
A instalação do porto, naturalmente protegido do oceano por um promontório, favoreceu o desenvolvimento da cidade, graças ao comércio.
Posteriormente, desenvolveu-se na região periférica à baía a cultura do fumo, ocupando as terras impróprias para os canaviais, ao mesmo tempo que, pelo sertão, foi-se expandindo a criação de gado.
Essas atividades provocaram a intensificação das atividades portuárias e da vida urbana, e em fins do século 17 a população de Salvador já atingia 20.000 habitantes. Muitos senhores de engenho instalaram-se em Salvador, construindo belos sobrados residenciais, que deram à cidade as características que até hoje mantém, típicas do colonial brasileiro.
A descoberta do ouro e a mineração na Chapada Diamantina, no século 18, aumentou a prosperidade e determinou novo afluxo de população: em meados do século, Salvador já contava com 40.000 habitantes.
Atualmente, a região metropolitana de Salvador tem cerca de 3 milhões de habitantes.
Fonte: Salvador, Bahia , Brasil.