segunda-feira, 22 de julho de 2013

Momentos festivos com a participação da comunidade


Homenagem ao Centenário do Município de Pojuca

A cidade de Pojuca  completa no dia 29 de julho 100 anos de emancipação política. Nós famílias pojucanas felizes por fazermos parte da crescente história da nossa cidade. Que na soma dos seus 100 anos grandes acontecimentos foram somados para tecer o que hoje chamamos de histórias; Lembranças boas e ruins, acontecimentos políticos e sociais, acidentes, incidentes, festas, nascimentos, mortes, enchentes, inaugurações. Enfim, tudo que somou ou diminuiu ao  convívio humano e ao espaço físico da nossa pequena cidade que de Passagem, Vila  a Município de Pojuca.

Parabéns Pojuca pelos seus 100 anos de emancipação política.

Momentos ímpar nos tempos de outrora da comunidade pojucana


sábado, 13 de julho de 2013

sábado, 6 de julho de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA DE POJUCA CENTENÁRIA


Às cinco para sete com pontualidade inglesa de que tanto se honra, o Dr. Governador do Estado, chegou a “ gare” da estrada de Ferro da calçada, envolto num amplo guarda – pó, e a sua comitiva.
Na plataforma da estação de Pojuca achava – se o Sr. Cel. Carlos Pinto, Intendente e os Senhores Manoel Joaquim, Pedro Trindade, João Evangelista Pereira, Manoel Batista de Santana, Raimundo Ferreira de Santana, conselheiros municipais, os Padres José Cupertino de Araújo Lima, Intendente de Catu, João Rodrigues Montez, Vigário de Pojuca, Manoel Tibúcio, Padre de São Sebastião do Passé, Padre Ozório, ex capelão do Hospital Português, entre muitos.
Tocava por essa ocasião as bandas de músicas “ Recreio Jovial” e o Grupo Lyrico de Pojuca”, a União Ceciliana e Euterpe ambas de Alagoinhas
Foi servida as suas Exmas, Sr, um lauto almoço na residência do Cel. Carlos Pinto.
O “menu” impresso em finos cartões como se lia os seguintes dizeres:
Ao Exmo. Sr. Dr. J. J. Seabra, benemérito Governador da Bahia.
Menu:
Maionese Salmon – Canard - Roast- Beeef – Salada
Dindon – Bondyork – Val-au-Vaunt- Dessert
Doces- Salada de frutas-
Águas minerais: São Lorenço - Corcovado
Sorvetes – Café- Licores.
Logo depois o Sr Governador e os altos representantes da vila e comitiva se dirigiram para a Matriz onde foi rezado Missa Solene cantada pelo Padre Rodrigues Montez, acalentada pelo Vigário Cupertin de Araújo Lima e pelo Padre Manoel Tibúrcio.
No discurso o Governador falou:
A AUTONOMIA DE POJUCA NESSE MOMENTO REALIZADA NÃO SIGNIFICA UMA SEPARAÇÃO DE CATU, PORQUE O AMOR A PÁTRIA COMUM CONTINUARÁ UNINDO A TODOS.
Fonte: Prfº Alfredo Rêgo.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Mais conhecimentos da nossa cidade; Hoje histórias que somam ao seu centenário POJUCA.


"...Na Pojuca de antes da revolução de 30, ou melhor, na Pojuca do princípio do século até 1930, houve muito pioneirismo, muito entusiasmo para o seu desenvolvimento. Atraindo as populações vizinhas, o comércio da vila apresentava tudo que era necessário para uso. Desde o tamanco – e havia várias fábricas de tamanco – ao chapéu – esses nas lojas, trazidos da capital –, do prato ao bacio, do pente à meia. Lojas e vendas havia algumas dezenas. Juntem-se os armazéns de compra de farinha, padarias, três farmácias e pode-se imaginar o movimento. Além do comércio intenso, não só no varejo mas ainda no atacado, as fábricas de tamanco a que aludi acima, a venderem para vila e para fora, e mais os marchantes com as suas matanças para exportação de carne semi conservada, especialmente de porco, fizeram do ex-arraial de Passagem a florescente vila de Pojuca.(SANT’ANA, 1978, p. 60)."