segunda-feira, 7 de julho de 2008

47 anos de CMPCB

Parabéns ao Colégio Municipal Presidente Castelo Branco.

Parabenizar o colégio requer também se lembrar dos nossos estudos como também se lembrar da nossa escola querida. E não há quem não tenha boas e tristes lembranças.
Nossa! É uma vida, não dá para escrever sobre tudo, mas dá para lembrar um pouco do que foi e do que é a nossa escola.
Pois é, e quem aqui não estudou no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco? O ginásio, como era chamado, que começou em outro prédio na Escola Pe. João Montez que também tinha o nome de Escola Juracy Magalhães. O período em que o ginásio lá se estabeleceu, foi curto, mas o suficiente para o término da construção deste prédio que hoje completa 47 anos de idade. Razão pela qual hoje estamos aqui para festejar.
Naquele período, no início da década de 60, precisamente, quem governava o nosso município era o prefeito Percílio dos Santos que deu o nome a ao ginásio de Dr. Jose Gonçalves Cruz Filho. E só quando o ginásio passa a funcionar neste novo prédio é que recebe o nome de CMPCB.
A nossa escola sempre teve esse espaço enorme que vocês adoram visitar; observem que é tão grande que deu pra construir mais duas escolas, ou seja, duas escolas anexas.
O nosso fardamento começou com saia de pregas e calça de tecido para os homens. O escudo era uma gravata com um broche. Depois veio à calça jeans para todos. E o escudo estampado na blusa.
Nós não tínhamos o transporte nem tão pouco a merenda. Hoje vocês têm tudo e muito mais. Na nossa época, o ensino era dureza e nós estudávamos pra valer, não tinha tanta moleza, hoje me parece que vocês brincam mais e estudam menos. .
No início, não havia tantas salas apenas seis salas que terminava na primeira sala após o sanitário, onde fica hoje a sala da 5ªv cinco, mas com crescimento da nossa população a escola foi aumentando e chegou a esse tamanho que vocês hoje conhecem.
Naquela época, só tinha um único corredor e para a nossa vigilância e ajuda aos professores tínhamos a saudosa dona Laura. Ela era um general e pegava no nosso pé, implicávamos com ela, mas ao mesmo tempo tínhamos um respeito muito grande por ela, pois sabíamos que tudo o que ela nos falava era para o nosso bem e crescimento enquanto estudantes.
A nossa entrada a escola era franca, pois o número de alunos era bem menor, a nossa farda era o suficiente para a nossa identificação. Hoje há o sistema de carteirinhas, que se faz necessário.
...
A nós professores, estudantes, administradores, funcionários estamos todos de parabéns por fazermos parte desta família chamada CMPCB. Que hoje festeja os 47 anos de ensino do maior bem público da cidade de Pojuca.

Valeu Castelo Branco! Obrigada por fazer parte da minha história e da história da comunidade estudantil pojucana.
Parabéns!

Tânia Osana.
Pojuca, 26/07/2007

Nenhum comentário: